jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2020

Sobre começos e erros e começar de novo

Gracy Martins, Advogado
Publicado por Gracy Martins
há 3 meses

Uma vez eu li um pensamento que virou uma chave quanto a minha percepção sobre a vida. Decidi compartilhar com vocês.

“Qualquer lugar que você esteja é sempre o lugar certo. Não existe a necessidade de se consertar nada, de colocar a calçadeira da alma, para começar em algum lugar mais alto. Comece exatamente de onde você está” (Júlia Cameron).

Começos são sempre muito difíceis, né? Quase ninguém te conta que você vai errar muito, até acertar; que você vai estudar muito e vai continuar com dúvidas eternas; que vai ser difícil precificar seu trabalho; captar clientes; pagar a anuidade; que pensamentos positivos não são para todos os dias.

Sem querer romantizar os perrengues da vida, determinadas coisas eu só acerto, porque errei; só consigo precificar meu trabalho porque já cobrei e passei aperto, trabalhei muito e recebi quase nada. Hoje tremo menos ao despachar com um magistrado, porque já pareci uma “vara verde” quando precisei fazer isso pela primeira vez. Sei o manejo de cada vara onde já protocolei processos porque já dei muito murro em ponta de faca. Sei o checklist de algumas ações simplesmente porque já fiz muito isso. Consigo entrevistar um cliente fazendo perguntas essenciais, porque já precisei pedir que viesse ao escritório várias vezes, já que estava sempre faltando alguma documentação ou o esclarecimento de algum ponto.

Não é querendo romantizar os perrengues da vida, mas a gente aprende – e muito, começando errando e tentando de novo. Afinal, o que seria a vida se fossem apenas os acertos?

A advocacia não é fácil e só se aprende a advogar, advogando. Terão dias ruins, meses mais ou menos, mas também terão sorrisos no rosto de pessoas que se viam em meio a alguma injustiça e isso, meus amigos, você irá aprender que não tem preço.

E, apesar de pensamento positivo não ser para todos os dias. Que hoje ele te faça companhia, ao longo do dia e permaneça mesmo em meio aos perrengues do dia a dia.

Imagem de EliasSch no Pixabay.

Gracy Martins, advogada. Acompanhe minhas publicações no instagram.

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Palavras muito lúcidas.

No fundo, tudo é sobre saber lidar com com os dias ruins sem desanimar.

A advocacia é uma escada longa e cheia de empecilhos, o que demanda paciência e cuidado, e os primeiros passos são sempre os mais difíceis.

Porém, o caminho sempre recompensa quem não perde o passo e não sucumbe às dificuldades iniciais.

Parabéns pelo texto. continuar lendo

Me identifico com sua fala. Obrigada por compartilhar. continuar lendo

Olá, Rodrigo. Obrigada pelas palavras. Realmente, os primeiros passos são sempre mais difíceis, mas nessa escada longa, como você bem falou, há dias de sol. continuar lendo

Parabéns Dra Gracy.
Não sou da área, não sou advogado nem nunca estudei para. Tenho uma pessoal satisfação em ouvi-los pelo que pensam, expressam e deduzem. Gosto do que vejo: Pessoas novas, jovens, que conseguem traduzir uma evolução que tanto ansiamos. Não é nada comum a uma pessoa com seu portfólio, com seu background expor ter passado por erros. Mas, olha só que maravilha! Somos humanos, falhos, falíveis. Ainda, assim, considero que a posição que ocupam, lhes confere uma distinção acentuada nesta sociedade. Pessoas comuns, (mesmo as proeminentes, as corporações ou as menos favorecidas) se contrapõem em distintas observações de determinado problema que se lhes apresenta. Como resolve-lo?. Lá estão os Srs... Sensatez à pique, experiência evocada, atitude curiosa... e o problema começa a ser esmiuçado para então em postura altiva, ser elucidado, apresentado se estabelecendo assim a forma de como a resolução se apresentará. Será necessária, sempre, a Sabedoria. Esta não se compra, não se herda, não se aprende. Esta se forja, com reconhecimento dos erros, com árduo trabalho nos estudos e sobretudo, na observação acurada do "próximo", motivo e causa de todos os nossos procedimentos. continuar lendo

Olá, João Felipe. Obrigada pelas palavras! Seu comentário foi muito grato para mim. Sim, que tenhamos sabedoria para caminhar por essa vida. continuar lendo

Ilustres palavras.

Narrando a história de muitas pessoas que, tomaram a escolha de seguir a carreira jurídica.

E por mais que haja esses acontecimentos, nada é para sempre, o sol sempre volta a brilhar.

Meus sinceros parabéns à Autora. continuar lendo

Olá Micaías, obrigada pelas palavras. Sim, o sol voltar a brilhar, sempre. Devemos ser persistentes! continuar lendo

Texto excelente, parabéns! Define em poucas palavras o cotidiano de muitos. continuar lendo

Olá, Laura! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada! continuar lendo